CAUSAS DA DOR
Oferecemos os exames mais importantes para a sua saúde.
O que é a clínica da dor?
DOR
“Experiência sensitiva e emocional desagradável decorrente ou descrita em termos de lesões teciduais reais ou potenciais.” (IASP).
A dor é subjetiva; cada indivíduo aprende a descrevê-la personalizadamente, com base em suas experiências prévias.
A ocorrência de dor, especialmente a crônica, é crescente, talvez em decorrência dos novos hábitos de vida, da maior longevidade do indivíduo, do prolongamento da sobrevida dos doentes com afecções clínicas naturalmente fatais, das modificações no meio ambiente, do reconhecimento de novas condições álgicas. A dor gera estresses físicos e emocionais significativos para os doentes e seus cuidadores.
O serviço da Clínica de dor é uma entidade composta por médicos de diferente especialidades e outros profissionais de saúde fisioterapeutas e psicóloga, que se especializa no diagnóstico e tratamento de pacientes com dor crônica.
Esta especialidade tem por objetivo promover diminuição do número de internações, melhora da qualidade de vida e da capacidade de produção dos indivíduos.
POR QUE SENTIMOS DOR?
Normalmente, DOR é conseqüência de algum distúrbio em algum órgão ou sistema do nosso organismo, sendo quase sempre possível estabelecer uma correlação entre eles. A dor serve como alerta de algo está agredindo nosso organismo e por isso é importante para nossa saúde e sobrevivência, porém quando traz sofrimento, torna-se crônica ou não é devidamente controlada, passa a ser um dos problema saúde grave com inúmeras implicações.
Múltiplas causas podem dar origem à DOR, como por exemplo, ferimentos, queimaduras, fraturas, inflamações, distensão ou estreitamento de vísceras ôcas, ou alteração de função de um órgão, da circulação sangüínea e tantas outras mais, porém algunhas pessoas tendem a ignorar alguma dor que sentem, não dando a ela a devida importância. É preciso lembrar sempre que DOR é um aviso do nosso organismo, querendo informar-nos de que algo não está bem. DOR é, por isso mesmo, um importante mecanismo de defesa e de preservação da nossa vida.
É importante que uma DOR seja devidamente valorizada e interpretada, para que se possa procurar eliminar a causa que deu origem a esta dor.
A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO DA DOR
Quase sempre é possível estabelecer uma relação causa-efeito entre algum distúrbio e a dor dele resultante. Nesses casos, é lógico procurar eliminar a causa inicial, porque a dor, que é mera conseqüência, desaparecerá “automaticamente”.
Mas há situações em que o fenômeno DOR não apresenta uma causa identificável, ou em que a causa já deixou de existir há muito tempo, mas a DOR permanece, tendo-se tornado, por assim dizer, independente.
Um exemplo muito marcante disso é a neuralgia pós-herpética, que acomete muitos pacientes que sofreram de Herpes zoster.
Salvador • Ondina:
Avenida Anita Garibaldi, 1555 Centro Médico Garibaldi Salas 902 e 908, Ondina
Tel: 71 3561.2100
Lauro de Freitas:
Rua Priscilla Dutra, 286, Buraquinho
Tel: 71 3508.1840
Marcação WhatsApp - Lauro:
Tel: 71 99901.5673
Marcação WhatsApp - Ondina:
Tel: 71981501732